Casa do Rio Vermelho (Jorge Amado) - Saiba tudo antes de visitar - Tourb

Casa do Rio Vermelho (Jorge Amado)

Sobre Casa do Rio Vermelho (Jorge Amado)

Rua Alagoinhas, 33 - Rio Vermelho - Salvador - BA Pago

A Casa do Rio Vermelho é uma visita à intimidade de Jorge Amado e Zélia Gattai. Localizada na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, o espaço de mais de dois mil metros quadrados expõe com detalhes os 40 anos vividos pelo casal nos diversos ambientes da residência. Transformada em memorial desde 2016, a estrutura original da casa foi mantida, mas os cômodos ganharam um projeto museográfico com vídeos, efeitos sonoros, fotos e exposição de objetos de uso pessoal dos antigos moradores.

Entrada da Casa do Rio Vermelho, onde moraram Jorge Amado e Zélia Gattai Entrada da Casa do Rio Vermelho, onde moraram Jorge Amado e Zélia Gattai

Dividida por ambientes, cada canto da casa possui uma temática. Na sala de número 1 chamada de “A Bahia de Jorge Amado”, por exemplo, encontra-se peças máquina de escrever que ele usava, além de xilogravuras, ilustrações e os móveis originais. Já em outro ambiente é possível se aproximar do espírito aventureiro de Jorge Amado que, ao longo de mais de meio século, cruzou o mundo inteiro em muitas viagens e histórias.

Pelas paredes da Casa do Rio Vermelho, Jorge mandou fixar azulejos e placas de arte. No terraço estão os de Picasso, de Carybé e dos mais variados artistas estrangeiros. Na entrada do bar há uma enorme e bela placa de Chico Brennand. O passeio também ganha destaque na extensa área do jardim, onde foram depositadas as cinzas dos dois escritores, entre pés de manga, jambo, pitanga e tamarindo.

A Casa do Rio Vermelho é um passeio interessante, pois além de estar fora da lista de muitos turistas, oferece uma rica imersão cultural, literária e histórica, com grandes referências de diversos outros artistas amigos do casal, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir que deixaram sua marca no local.

Biblioteca de Jorge Amado e Zélia Gattai Biblioteca de Jorge Amado e Zélia Gattai

Na Casa do Rio Vermelho os visitantes ainda encontram uma lojinha com itens interessantes e relacionados a história do ilustre casal de escritores. A moradia mais famosa de Salvador também se transformou no título de um dos livros de Zélia Gattai “Casa do Rio Vermelho”, publicado em 2002 no qual a autora conta histórias vividas pelo casal quando residiu no imóvel.

Como chegar:

Para chegar à Casa do Rio Vermelho, a melhor opção é ir em um táxi ou carro de aplicativo até o local.

Dicas de visitação:

Horários de visitação:
Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: 10:00 as 16:00
Quarta-feira: 10:00 as 16:00
Quinta-feira: 10:00 as 16:00
Sexta-feira: 10:00 as 16:00
Sábado: 10:00 as 16:00
Domingo: 10:00 as 16:00

Casa do Rio Vermelho (Jorge Amado) no mapa

Clique no mapa para interagir

Hoteis em Salvador com desconto

Melhores ofertas de hotéis próximos de Casa do Rio Vermelho (Jorge Amado):

Descubra roteiros exclusivos para conhecer Salvador

Eu quero!

Inscreva-se e ganhe descontos exclusivos em hotéis e vôos:

Outros lugares que você vai amar:

Pelourinho
Pontos Turísticos

Pelourinho

Mercado Modelo
Pontos Turísticos

Mercado Modelo

Igreja do Bonfim
Pontos Turísticos

Igreja do Bonfim

Farol da Barra
Pontos Turísticos

Farol da Barra

Solar do Unhão - MAM
Museus e Centros Culturais

Solar do Unhão - MAM

Dique do Tororó
Pontos Turísticos

Dique do Tororó

O Tourb não utiliza cookies próprios, mas nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao continuar no site, você indica que aceita a nossa política de privacidade.